Saber como e quando fazer a limpeza do ar-condicionado é fundamental para que seu aparelho continue funcionando perfeitamente, sem se tornar um vetor de doenças nem virar um vilão da sua conta de luz, uma vez que um aparelho mais sujo gela menos e aumenta o consumo de energia elétrica.
Pensando nisso, elaboramos este texto para você ter em mente qual a rotina ideal de limpeza do aparelho, como realizá-la e com quais produtos. Também vamos ensinar a reconhecer a hora de chamar uma mão de obra especializada para cuidar do seu ar-condicionado, deixando-o sempre em perfeito estado.
Preparado para as nossas dicas? Então continue lendo e anote todas elas já!
Conheça os tipos de limpeza do ar-condicionado
Existem dois tipos de limpeza que você deve ter em mente: as higienizações periódicas, que podem ser feitas pelo proprietário, e a higienização ou manutenção preventiva, que deve ser feita por um técnico especializado e inclui a limpeza de partes internas e de acesso mais complexo.
Para o primeiro caso, você pode realizar a limpeza da parte externa da estrutura e dos filtros do aparelho a cada 15 dias.
Já a manutenção preventiva pode ser feita uma vez por ano, com um técnico avaliando a necessidade de limpar a serpentina, a turbina ou o cano do dreno.
Veja como fazer a limpeza periódica
Saiba agora como limpar seu aparelho e mantê-lo livre de ácaros e fungos. No caso de aparelhos de janela:
- tire o aparelho da tomada e remova o painel frontal;
- limpe a parte interna do painel, que costuma acumular poeira;
- retire o filtro, que também retém sujeira, e lave com água e sabão neutro;
- deixe secar e encaixe o filtro e o painel novamente;
- limpe ainda a parte externa do aparelho com um pano úmido e um pouco de detergente neutro;
- ligue na tomada novamente.
No caso de aparelhos do tipo split:
- abra o painel;
- filtros do tipo carvão ativado não devem ser lavados. Podem ser aspirados e substituídos a cada cinco meses;
- já os do tipo HEPA, de nylon, podem ser lavados em água corrente com sabão neutro, secados à sombra e colocados no lugar;
- feche o painel e limpe ainda a parte externa do aparelho com um pano úmido e um pouco de detergente neutro;
- ligue na tomada novamente.
Saiba como fazer a manutenção preventiva
Para garantir a qualidade do ar que seu aparelho refrigera e a vida útil dele, faça a manutenção preventiva uma vez por ano com um técnico especializado. Ele vai higienizar partes internas do ar-condicionado que necessitam de conhecimento para serem acessadas e avaliar a necessidade de limpeza e troca de peças como serpentina, cano de dreno e turbina.
Em caso de aparelhos que sejam muito usados, como os de escritórios, que ficam ligados mais de 8 horas, ou em locais com grande circulação de pessoas, essa visita pode ser feita a casa seis meses.
Como vimos, a limpeza do ar-condicionado é fundamental para você ter a garantia da qualidade do ar refrigerado que é distribuído na sua casa ou no seu ambiente comercial, além de aumentar a vida útil do seu aparelho.
Uma limpeza periódica, a cada 15 dias, com limpeza de filtros e estruturas externas, já te livra de poeira, ácaros e fungos. Já uma limpeza preventiva, feita por um técnico uma vez por ano, ajuda a manter peças internas de difícil acesso, mas que também precisam ser cuidadas e limpas.